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Período previsto: | 19 de maio de 2021 a agosto de 2022 |
Horário: | segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsáveis: | Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
WhatsApp business: (11) 3289-0813
WhatsApp business: (11) 3284-1624
[email protected]
Período previsto: | 19 de maio de 2021 a agosto de 2022 |
Horário: | segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsáveis: | Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes |
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A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).
A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).
Período previsto: | 29 de abril de 2021 a junho de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
WhatsApp business: (11) 3289-0813
WhatsApp business: (11) 3284-1624
[email protected]
Período previsto: | 29 de abril de 2021 a junho de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos |
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A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).
A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).
Período previsto: | 31 de agosto de 2021 a setembroo de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Elias Cavalcante Filho |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
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1. FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA
1.1. Distribuição de frequências e histograma
1.2. Medidas de tendência central: média, mediana e moda
1.3. Medidas de dispersão: variância, desvio padrão e coeficiente de variação
1.4. Assimetria e curtose
1.5. Covariância e coeficiente de correlação
1.6. Distribuição de probabilidades
1.7. Teste de hipótese
1.8. Regressão linear simples
1.9. Medida do risco beta de um título ou de uma carteira de títulos
2. FUNDAMENTOS DE FINANÇAS
2.1. Comportamento do investidor
2.2. Escolha sob incerteza
2.3. Escolha intertemporal
2.4. Risco e retorno
2.5. Mercados eficientes
3. FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA
3.1. Conceito de produto
3.2. Determinação da renda nacional
3.3. Economia fechada
3.4. Economia aberta
3.5. Balanço de pagamentos
3.6. Mercado monetário
3.7. Inflação
4. RENDA VARIÁVEL
4.1. Mercado primário e secundário
4.1.1. Oferta pública de valores mobiliários
4.1.2. Oferta primária e secundária
4.1.3. Precificação na colocação de novas ações
4.2. Precificação das ações
4.2.1. Análise técnica
4.2.1.1. Linhas de tendências de alta e de baixa 4.2.1.2. Suportes e resistências
4.2.1.3. Reversão de tendências de alta ou de baixa 4.2.1.4. Gráfico de barras
4.2.1.5. Candlesticks
4.2.1.6. Índice de Força Relativa
4.2.2. Análise fundamentalista
4.2.2.1. Índice preço/valor patrimonial
4.2.2.2. Índice preço/lucro
4.2.2.3. ROE – Return on equity
4.2.2.4. EV/EBITDA – EV – valor da empresa
4.2.2.5. Dividend yield e pay-out
4.2.3. Mercado eficiente e análise randon walk
4.2.4. Dividend Discount Model
4.3. Principais índices da Bolsa de Valores
4.3.1. IBOVESPA
4.3.2. IBRX00 e IBRX40
4.3.3. Índices EUA: DJIA, SP400 e NASDAQ
4.3.4. Outros índices: Merval, FTSE e Nikkei
5. MERCADOS FUTUROS, SWAPS E OPÇÕES
5.1. Mercado futuro da BM&FBOVESPA
5.1.1. Contratos futuros
5.1.2. Ajuste diário
5.2. Mercado futuro de taxa de juros
5.3. Operações de swap
5.4. Mercado de opções da BM&FBOVESPA
5.5. Operações de hedge com mercados futuros
5.6. Precificação de derivativos: modelo Black & Scholes
6. RENDA FIXA
6.1. Rentabilidade de títulos de renda fixa
6.2. Títulos públicos no Brasil
6.3. Precificação de títulos de renda fixa
6.4. Comportamento do preço de um título
6.5. Estrutura a termo da taxa de juros
6.6. Estimação da yield curve
6.7. Risco de mercado ou risco de taxa de juros
6.8. Duration, modified duration e convexidade
6.9. Mercado futuro de taxa de juros e operações de swap
6.10. Imunização de carteiras de investimento: mercados futuros e à vista
7. ESTRUTURAÇÃO DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO
7.1. Seleção de ativos de renda fixa e variável
7.2. Montagem de carteiras de investimento:
7.2.1. Modelo de Markowitz
7.2.1.1. Fronteira eficiente
7.2.1.2. Carteira com ativos de risco
7.2.1.3. Princípio da diversificação
7.2.1.4. Risco sistemático e não sistemático
7.2.1.5. Risco sistemático e não sistemático
7.2.1.6. Carteira com ativo livre de risco
7.2.1.7. Capital Market Line
7.2.1.8. Seleção de carteira; EXCEL-Solver
7.2.2. Modelo CAPM – Capital Asset Princing Model
7.2.2.1. Beta da carteira
7.2.2.2. Security Market Line
7.2.2.3. Retorno esperado
7.2.2.4. Seleção de carteira. EXCEL-Solver
7.2.3. Modelo APT – Arbitrage Princig Theory
8. DERIVATIVOS – APLICAÇÕES
8.1. Aplicações de Termo de Ações
8.2. ETF
8.3. Aluguel de Ações
8.4. Aplicações de DI Futuro
8.5. Aplicações com contratos de Opções
9. GESTÃO E PERFORMANCE DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO
9.1. Conceito de benchmark
9.2. Gestão passiva: diversificação e alavancagem
9.3. Gestão ativa
9.3.1. Hedge com contratos futuros / swap
9.3.2. Mudanças no beta da carteira
9.3.3. Hedge com opções
9.3.4. Concentração e diversificação
9.3.5. Stock picking e Market timing
9.4. Gestão enhanced
9.5. Conceito de retorno ajustado ao risco
9.6. Índices de Sharp, Treynor, Jensen e Modigliani
9.7. Tracking error e EQM – Erro Quadrático Médio
10. MENSURAÇÃO DO RISCO DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO
10.1. Risco de mercado e risco de crédito
10.2. Risco de mercado
10.2.1. VAR - Value at Risk
10.2.2. VAR paramétrico
10.2.3. Simulação histórica
10.2.4. Simulação de Monte Carlo
10.2.5. Stress Analysis – caudas grossas
10.2.6. Back testing – validação do modelo
10.2.7. Stop loss
10.2.8. Tracking Error versus EQM – Erro Quadrático Médio
10.3. Risco de crédito
10.3.1. Ativos livres de risco e ativos com risco de crédito
10.3.2. Solvência e insolvência
10.3.3. Mensuração do risco de crédito
10.3.4. Spread de crédito e probabilidade de inadimplência
10.3.5. Capacidade de pagamento
10.3.5.1. Endividamento e alavancagem
10.3.5.2. Estrutura de capital e geração de caixa
10.3.6. Risco país
10.3.7. Risco de contraparte
10.3.8. Risco de liquidação
10.3.9. Risco de mercado externo
10.3.10. Rating de crédito
11. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO
11.1. Definições legais
11.1.1. Fundo de Investimento
11.1.2. Condomínio e Cota
11.1.3. Propriedade dos ativos de Fundos de Investimentos – excluindo fundos imobiliários
11.1.4. Segregação entre gestão de recursos próprios e de terceiros
11.1.5. Assembleia Geral de Cotistas (competências e deliberações)
11.1.6. Direitos e obrigações dos condôminos
11.1.7. Direitos dos cotistas
11.1.7.1. Regulamento do Fundo de Investimento
11.1.7.2. Formulário de Informações Complementares 11.1.7.3. Lâmina de Informações Essenciais
11.1.7.4. Demonstração de Desempenho do Fundo 11.1.7.5. Perfil mensal do fundo
11.1.7.6. Obrigações dos cotistas
11.1.8. Informações relevantes (disclaimers)
11.1.8.1. Informações periódicas
11.1.8.2. Conceito de informações eventuais e fato relevante
11.1.9. Segregação de funções e responsabilidades 11.1.9.1. Administração
11.1.9.2. Gestão
11.1.9.3. Distribuição
11.1.9.4. Custódia
11.1.9.5. Auditoria independente
11.1.9.6. Corretagem
12. APLICAÇÃO DE RECURSOS E RESGATE DE COTAS
12.1. Aplicação de recursos e compra de ativos por parte dos gestores
12.2. Resgate de recursos e venda de ativos por parte dos gestores
12.3. Prazo de cotização: (prazo de conversão de cotas na aplicação e no resgate)
12.4. Prazo de liquidação financeira: concessão e limite
12.5. Cota de abertura e fechamento: conceitos e impactos
12.6. Prazo de carência para resgate
12.7. Fechamento dos fundos para resgate e aplicações
12.8. Taxas incidentes sobre as aplicações
12.8.1. Taxa de administração
12.8.2. Rebate da taxa de administração
12.8.3. Taxa de performance
12.8.4. Taxa de ingresso e saída
12.8.5. Taxa de custódia
12.8.6. Outras despesas
12.9. Tributação dos Fundos
12.9.1. IOF
12.9.2. Imposto de renda
12.9.3. Imposto de renda – “come-cotas”
12.9.4. Compensação de perdas no pagamento de IR
13. CLASSIFICAÇÃO CVM DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO
13.1. Fundos de Renda fixa
13.2. Fundo de Renda Fixa de Curto Prazo
13.3. Fundo de Renda Fixa de Longo Prazo
13.4. Fundo de Renda Fixa Referenciado
13.5. Fundo de Renda Fixa Simples
13.6. Fundo de Renda Fixa Dívida Externa
13.7. Fundo de Renda Fixa Crédito Privado
13.8. Fundos de Ações
13.9. Fundos Cambiais
13.10. Fundo de Investimento em Índice de Mercado - ETF
13.11. Fundo de Investimento Imobiliário – FII
13.12. Fundo de Investimento em Participações – FIP
13.13. Fundo de Investimento em empresas emergentes
13.14. Fundo de Investimento em direitos creditórios
14. POLÍTICA DE INVESTIMENTO
14.1. Objetivo
14.2. Fundos com gestão ativa e passiva: definição
14.3. Carteiras de curto prazo e longo prazo
14.4. Dificuldades de replicação dos índices de referência (benchmarks)
14.5. Instrumentos de divulgação das políticas de investimento
15. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO
15.1. No encerramento do exercício
15.1.1. Balanço Patrimonial
15.1.2. DRE – Demonstração do Resultado do Exercício 15.1.3. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 15.1.4. Demonstração do Fluxo de Caixa – método direto 15.1.5. Notas explicativas às demonstrações Contábeis
15.1.6. Relatório dos auditores independentes
15.1.7. Demonstrativo da composição e diversificação da carteira
15.1.8. Demonstração da evolução do valor da cota e da rentabilidade
15.2. Mensalmente
15.2.1. Balancete
15.2.2. Demonstrativo da composição e diversificação da carteira
16. CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS FUNDOS DE INVESTIMENTO
16.1. Propósito e Abrangência
16.2. Princípios gerais
16.3. Prospecto. Informações relevantes e obrigatórias
16.4. Publicidade e divulgação de material técnico dos fundos de investimento
16.4.1. Melhores Práticas
16.4.2. Dos avisos obrigatórios
16.4.3. Divulgação de rentabilidade, rendimento e comparações 16.4.4. Das qualificações
16.5. Diretrizes de Marcação a Mercado
16.5.1. Serviços: Administração, Gestão e Distribuição
16.5.2. Administração, gestão e distribuição
16.5.3. Diretrizes de liquidez das carteiras dos fundos de Investimento
17. COMPLIANCE
17.1. Risco de imagem e risco legal
17.2. Auditoria Interna e Sistema de Controles Internos
17.3. Segurança de Informação e Sistemas de Proteção contra Fraudes
17.4. Legislação e sistemas para Prevenção de Crimes de Lavagem de Dinheiro
17.5. Normas e padrões éticos
17.6. Análise do perfil do investidor
O objetivo desse módulo é orientar os participantes na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Em um primeiro momento, em atividades em conjunto, e conforme o avanço no desenvolvimento do TCC, em orientações mais direcionadas.
A partir de 2011 o Ministério de Educação – MEC deixou de regulamentar o credenciamento especial para oferta de cursos de especialização. Com isso, o certificado de conclusão é emitido e validado exclusivamente pela Fipe.
A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um professor ou da coordenação. O aluno deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.
Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso emitido pela Fipe.
Período previsto: | 31 de agosto de 2021 a setembroo de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Elias Cavalcante Filho |
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A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).
A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).
Período previsto: | 27 de maio de 2021 a julho de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Sérgio Crispim |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
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WhatsApp business: (11) 3284-1624
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Qualificar profissionais para a gestão da competitividade de negócios em ambientes caracterizados por crescente concorrência e desafios de natureza estratégica.
Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou tenham interesse em atuar em gestão de negócios com foco na análise e ação estratégica.
O curso é distribuído em cinco módulos clássicos de Administração de Empresas com ênfase em aspectos estratégicos, um módulo de Economia, um módulo de Gestão Simulada por meio de Jogos de Empresas, e um módulo de suporte para a elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, conforme segue:
1. Gestão Empresarial
Governança corporativa
Modelos de gestão
Gestão da estrutura organizacional
Empreendedorismo
Ética nos negócios e responsabilidade social
Alianças e parcerias estratégicas
2. Estratégia e Competitividade em Marketing
Marketing estratégico: análise, planejamento e controle
Gestão de produtos, da inovação em produtos e de marcas (branding)
Gestão de preços para a competitividade (pricing)
Decisões em canais de distribuição
Gestão da comunicação integrada de marketing
Marketing de relacionamento
3. Finanças Empresariais
Fundamentos de contabilidade para a tomada de decisão
Matemática financeira
Gestão estratégica de custos
Planejamento e controle financeiro
Avaliação de empresas
Mercado de capitais
4. Gestão de Pessoas
Gestão estratégica de pessoas
Cultura e poder nas organizações
Comportamento nas organizações
Motivação e liderança
Gestão de carreira de desenvolvimento profissional
Desenvolvimento de competências e coaching
5. Gestão de Operações e da Tecnologia da Informação
Processos produtivos e de serviços
Gestão da cadeia de suprimentos e de valor
Gestão da tecnologia da informação alinhada à estratégia de negócio
Sistemas integrados de informação para a análise e tomada de decisão
6. Economia como Suporte para a Gestão
Análise econômica e gestão empresarial
Macroeconomia
Microeconomia e economia de empresas
Regulamentação de Mercados. Defesa da Concorrência
Economia e Negócios Internacionais. Finanças Internacionais
Economia brasileira
Cenários econômicos a curto, médio e longo prazos
7. Gestão Simulada Empresarial (Jogos de Empresas)
8. Seminários de Suporte para a Elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
A partir de 2011 o Ministério de Educação – MEC deixou de regulamentar o credenciamento especial para oferta de cursos de especialização. Com isso, o certificado de conclusão é emitido e validado exclusivamente pela Fipe.
A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um professor ou da coordenação. O aluno deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.
Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso emitido pela Fipe.
Período previsto: | 27 de maio de 2021 a julho de 2022 |
Horário: | terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Sérgio Crispim |
Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.
Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!
A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).
A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).
Período previsto: | 24 de maio de 2021 a junho de 2022 |
Horário: | segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (Entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsáveis: | Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes |
Corpo Docente: | Profs. Mestres/Doutores/Profissionais do Mercado |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
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Em 2020, o Brasil e o Mundo se defrontaram com uma das maiores crises já registradas na história. A pandemia do coronavírus espalhou duas ondas graves, na saúde e na economia. As medidas de distanciamento social passaram a ser necessárias. Da mesma forma que o observado em outros países, o Brasil adotou medidas no sentido de minimizar os impactos recessivos no curto prazo e “salvar” empregos e empresas, que serão fundamentais quando o processo se reverter. As medidas foram na direção correta ao atacar quatro questões: aumentar os gastos com saúde, ofertar liquidez ao sistema financeiro (incluindo crédito aos pequenos e médios negócios), postergar pagamento de tributos e transferir renda diretamente aos mais necessitados. Com isso, procurou-se evitar a desorganização da economia e o surgimento de problemas sociais mais graves.
Além de seus papéis cruciais no momento mais agudo da crise, o setor financeiro e as empresas, como integrantes do processo de produção e financiamento da economia, vão ser fundamentais na retomada pós-crise. Do setor financeiro espera-se uma eficiente atuação nos vários mercados em que opera (crédito, câmbio e de capitais). O desafio será atender de forma competitiva a crescente demanda por ativos, com adequada análise de riscos. Para as empresas, embora a recuperação gere oportunidades, nos vários ramos de atividade, o desafio será o de elevar os seus respectivos níveis de produtividade, sendo, para isto, fundamental uma adequada gestão do investimento e das finanças empresariais.
Aos profissionais que atuam nas mais variadas atividades da economia, do setor financeiro e das finanças empresariais, este ambiente impõe crescentes desafios. Nesse sentido, o programa procura aprimorar a qualificação dos participantes para enfrentar as transformações em seus respectivos campos de atuação.
Após o término das disciplinas (no período de até três meses para entrega do trabalho), os orientadores continuam prestando atendimento individualizado caso o participante julgue oportuno (acesso direto de e-mail dos coordenadores).
Período previsto: | 24 de maio de 2021 a junho de 2022 |
Horário: | segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40 |
Vagas: | 25 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (Entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsáveis: | Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes |
Corpo Docente: | Profs. Mestres/Doutores/Profissionais do Mercado |
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A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).
A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).
Período previsto: | setembro de 2021 a dezembro de 2022 |
Horário (quinzenal): | sextas-feiras, das 18h30 às 22h10; e sábados, das 8h30 às 12h10 + 13h10 às 16h50 |
Vagas: | 30 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Antonio Carlos Coelho Campino |
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
WhatsApp business: (11) 3289-0813
WhatsApp business: (11) 3284-1624
[email protected]
Período previsto: | setembro de 2021 a dezembro de 2022 |
Horário (quinzenal): | sextas-feiras, das 18h30 às 22h10; e sábados, das 8h30 às 12h10 + 13h10 às 16h50 |
Vagas: | 30 |
Carga horária: | 360 horas-aula (mais trabalho de conclusão) |
Investimento: | Entrar em contato com a Secretaria de Cursos |
Local: | Av. Paulista, 1499 - 4º andar (entrada pela Al. Casa Branca, 35) |
Responsável: | Prof. Dr. Antonio Carlos Coelho Campino |
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