Menu Busca

Contato

Obtenha mais informações:


[email protected]


telefones:
(55 11) 3284-1624
(55 11) 3289-0813

Especialização/mba

  • MBA Gestão Pública com Ênfase em Monitoramento e Avaliação
    12 de março de 2024
    Período previsto:12 de março de 2024 a junho de 2025
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:35
    Carga horária:368 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 – 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Prof. Dr. Humberto Dantas
    Prof. Dr. Renato Eliseu

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Apresentação

    As políticas públicas são essenciais para resolver problemas sociais e promover o bem-estar, mas sua mera implementação não é suficiente. A avaliação e o monitoramento contínuos são cruciais para garantir eficácia, eficiência e impacto positivo. Este processo envolve coleta, análise e interpretação de dados para medir os efeitos das políticas, fornecendo informações vitais para o planejamento, a tomada de decisão e a melhoria contínua. No entanto, um número limitado de políticas é submetido a avaliações sistemáticas, o que pode levar ao desperdício de recursos. Segundo a OCDE, apenas 20% das políticas globais e 10% das políticas brasileiras são efetivamente avaliadas, o que destaca a necessidade de melhorias.
    A necessidade de uma cultura de avaliação e a interatividade entre os setores público e privado, com ou sem fins lucrativos, são fundamentais para enfrentar a falta de ações efetivas de avaliação. Ademais, o domínio e a disseminação de técnicas acuradas são estratégicos para o aperfeiçoamento das políticas públicas.
    Neste contexto, o Gestão Pública com Ênfase em Monitoramento e Avaliação se propõe a aprofundar o entendimento sobre a importância dessa prática. Através de uma abordagem interdisciplinar, aplicada e orientada por dados, o curso visa explorar técnicas, métodos e estratégias para avaliar o impacto das políticas públicas. 

    Público-Alvo

    Profissionais da administração pública, bem como do universo privado que atuem no terceiro setor ou em empresas próximas da realidade pública, que tenham interesse ou atuem diretamente na implementação, consolidação e aperfeiçoamento de políticas a partir do domínio de técnicas e práticas de avaliação e monitoramento das Políticas Públicas.


    Objetivo

    Capacitar profissionais dos diversos setores da economia para compreender a gestão pública e, em especial, se aprofundar nas práticas de monitoramento e avaliação de políticas públicas, visando ao desenvolvimento de estratégias eficazes, baseadas em evidências, para a melhoria contínua dos resultados e impactos das ações governamentais, sociais e das parcerias público-privadas.


    Conteúdo Programático

    O curso está estruturado em três semestres e dividido em quatro módulos estratégicos. Em cada um deles, um conjunto de disciplinas é oferecido a partir de objetivos comuns e avaliações interdisciplinares.

    PRIMEIRO SEMESTRE

    Módulo 1 – Fundamentos para a Gestão Pública 
    Ofertar a percepção de que, para além dos elementos fundamentais da gestão pública, a avaliação e o monitoramento devem ser abordados sob aspectos de ordem política, do direito e da economia, em lógica de transversalidade.

    1.1 Princípios Gerais da Gestão Pública – 32 horas – Prof. Dr. Renato Eliseu
    1.2 Política Aplicada ao Setor Público – 32 horas – Prof. Dr. Humberto Dantas
    1.3 Direito Aplicado ao Setor Público – 28 horas – Prof. Dr. Claudio Tucci
    1.4 Economia Aplicada ao Setor Público – 28 horas – Prof. Ms. Denis Moreira
    Palestrante confirmado no módulo: Humberto Falcão Martins (FDC)

    SEGUNDO SEMESTRE


    Módulo 2 - Políticas Públicas com Base em Evidências

    Compreender a relevância do uso de informações estratégicas, concentradas em leituras acerca do desafio sobre o uso de dados e evidências, em uma perspectiva que dialogue com a existência ou formulação de bases sólidas de informação para a tomada de decisões, bem como compreenda os limites econômicos e orçamentários para tanto.


    2.1 Base de dados e transparência: Sistemas de Informações para tomada de decisão – 20 horas – Profa. Dra. Manuela Maia Ribeiro

    2.2 Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas com base em dados e evidências – 20 horas – Profa. Dra. Natália Fingermann

    2.3 Estratégias de Financiamento e Sustentabilidade Econômica de Políticas Públicas – 20 horas – Profa. Ms. Roberta Silva


    Palestrante confirmado no módulo: Alexsandro Santos (MEC)


    Módulo 3 – Aplicação Setorial

    Compreender que as respostas resultantes da interatividade entre o setor privado e o universo público têm o potencial de oferecer soluções para desafios de natureza pública. No entanto, tais contribuições devem ser avaliadas considerando as características específicas das políticas públicas.

    3.1 Interatividades público-privadas em políticas públicas: Parcerias Institucionais, Advocacy, Lobby, Relações Governamentais e Formatação de Agenda – 20 horas – Profa. Dra. Andréa Gozetto
    3.2 Ativismo Social privado em realidade pública: Desafios e Virtudes com base em avaliação de Políticas Públicas – 20 horas – Prof. Ms. Fu Kei Lin
    3.3 Gestão Empresarial em Realidade Pública: Desafios e Virtudes com base em avaliação de Políticas Públicas – 20 horas - Prof. Esp. Antônio Napole
    Palestrante confirmado no módulo: Olavo Nogueira (Todos pela Educação)

    TERCEIRO SEMESTRE


    Módulo 4 – Métodos de Avaliação de Políticas Públicas

    Capacitar os participantes com base em dois elementos fundamentais para a conclusão do curso. O primeiro associado à lógica intrínseca das metodologias, interpretação de resultados e elaboração de avaliações com base em decisões estratégicas e quantitativos e qualitativos. O segundo, atrelado ao compromisso de explorar casos práticos por meio da experiência compartilhada por convidados especialmente selecionados.


    4.1 Fundamentos de Monitoramento e Avaliação – 20 horas – Prof. Dr. Renato Eliseu
    4.2 Desenho e Planejamento em Avaliação de Políticas Públicas – 20 horas -. Prof. Dr. Paulo Januzzi
    4.3 Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas – Quantitativo – 32 horas – Prof. Ms. Carlos Nathaniel 
    4.4 Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas – Qualitativo – 32 horas – Prof. Ms. Hilton Cesário
    4.5 Casos aplicados ao Monitoramento e Avaliação em Políticas Públicas – 24 horas – Prof. Dr. Lucas Ambrózio
    Palestrante confirmado no módulo: Humberto Falcão Martins (FDC) e convidados especiais para a disciplina 4.5 baseada em análises de casos.

    Corpo Docente

    Humberto Dantas – doutor em Ciência Política (USP) e coordenador do curso

    Renato Eliseu – doutor em Políticas Públicas pela UFABC e coordenador do curso

     

    Andréa Gozetto

    Antônio Napole

    Carlos Nathaniel

    Claudio Tucci

    Dênis Moreira

    Fu Kei Lin

    Hilton Cesário

    Lucas Ambrózio

    Manuela Maia Ribeiro

    Natália Fingermann

    Paulo Januzzi

    Roberta Silva


    Confira os currículos resumidos do corpo docente aqui.


    Avaliação e Certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá em trabalhos, exercícios e/ou provas – podem haver avaliações interdisciplinares por módulo;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. O TCC pode ser o resultado da soma de trabalhos interdisciplinares por módulo.
    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Monitoramento e Avaliação, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.

    3. Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.

    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;

    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.
    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto:12 de março de 2024 a junho de 2025
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:35
    Carga horária:368 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 – 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Prof. Dr. Humberto Dantas
    Prof. Dr. Renato Eliseu

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • MBA Economia de Projetos
    abril de 2024
    Período previsto:abril de 2024
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Profa. Dra. Graziela Galvão
    Prof. Me. Paulo Ferrer

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Introdução

    Economia de Projetos ou Project Economy surgiu em meio à pandemia, como a nova tendência que deve guiar o gerenciamento de projetos, programas e portfólio nos próximos anos. O Project Management Institute (PMI) enxerga a Economia de Projetos como uma “mudança fundamental de paradigma”, nos quais os líderes e profissionais da gestão de projetos assumem a responsabilidade de transformar ideias em resultados concretos, de forma ágil e em harmonia com o dinamismo do mundo atual.

    A ideia pode até não parecer nova, mas a Economia de Projetos atua em um domínio de governança mais amplo, visando a geração de valor sustentada, ou seja, o crescimento e perenidade organizacional, em meio a um mundo em profunda transformação, cada vez mais dependente de projetos. Segundo a Havard Business Review, em 5 anos, por volta de 90 milhões de profissionais trabalharão diretamente em projetos, movimentando 20 trilhões de dólares globalmente.

    Lamentavelmente, apenas 35% dos projetos alcançam sucesso – se por um lado parece uma notícia ruim, por outro sugere uma espetacular oportunidade de ganho para as organizações que enxergarem além das práticas e abordagens usadas, mas que desenvolvam competências para acompanhar e se adaptar tempestivamente às profundas mudanças tecnológicas, climáticas e socioambientais percebidas. 

    A geração de valor financeiro, ambiental e social por meio dos projetos, em meio ao dinamismo do mundo atual, delineia o pano de fundo dessa mais nova tendência mundial: a Economia de Projetos, que a Fipe traz pioneiramente ao Brasil.

    Objetivos

    • Capacitar os participantes quanto aos fundamentos e práticas da Economia de Projetos, nova tendência mundial que permitirá às organizações o realinhamento de suas iniciativas de forma mais robusta à estrutura estratégica, aumentando o valor gerado, a eficiência e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

    • Capacitar os participantes quanto à escolha da abordagem adequada para cada projeto, ao conhecer os princípios dos métodos tradicionais (preditivos), adaptativos (ágeis) e híbridos.

    • Capacitar os participantes para o gerenciamento de programas e de portfólio de projetos, conectando-os ao planejamento estratégico e governança de riscos corporativos.

    • Capacitar os participantes à implementação de uma estrutura fluída e resiliente para o gerenciamento de projetos, programas e portfólio, capaz de se adaptar rapidamente ao contexto dinâmico do mercado, tecnológico e socioambiental. 

    Público-Alvo

    Executivos, líderes, gestores e profissionais das organizações que desenvolvem projetos, programas e portfólios em suas atividades.

    Metodologia

    Aulas teóricas e modelos de aplicação prática combinados. Workshops com desenvolvimento prático. Apresentação e discussão de estudos de caso. Uso de jogos.

    Conteúdo programático

    1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE PROJETOS
    a. Apresentação do curso e do mapa mental que conecta as disciplinas
    b. Economia de Projetos: Histórico, justificativa e objetivos do novo paradigma
    c. Aspectos Contextuais: econômicos, sociais, ambientais, culturais e tecnológicos
    d. Direcionadores da Economia de Projetos
    e. A nova geração de líderes e profissionais de projetos no novo paradigma

    2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO
    a. Conceitos de Projetos, Programas e Portfólio
    b. Caracterização e Tipologias de Projetos
    c. Maturidade em Gestão de Projetos
    d. Porte e Complexidade dos Projetos. Modelo de Análise de Complexidade Aplicado
    e. Grau de Incerteza e Riscos em Projetos
    f. Introdução às Abordagens de Gestão de Projetos: Preditivas (tradicionais), adaptativas (ágeis) e híbridas. Diferenças e aplicações
    g. Ciclos de vida de projetos preditivos e adaptativos
    h. Arranjos e Tipos Especiais de Projetos e Programas: Projetos e Programas de infraestrutura, Concessões e PPP. Projetos de Grande Porte. Projetos em Ambiente Tecnológico. Projetos Públicos. Joint Ventures. Dinâmicas Colaborativas e Competitivas em Projetos

    3. GOVERNANÇA E GOVERNANÇA DE PROJETOS
    a. Fundamentos da Governança. Governança Corporativa e Governança de Projetos
    b. Geração e Proteção de Valor Estratégico
    c. ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)
    d. Tomada de Decisão. Trade-offs e Tensões Paradoxais
    e. Economia Comportamental

    4. DIRECIONADORES ESTRATÉGICOS DE PROJETOS E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
    a. Sucesso e fracasso em uma perspectiva de governança
    b. Plano de Negócio. Cadeia de Valor no Contexto da Economia de Projetos
    c. Mapas Estratégicos, Indicadores e Projetos

    5. ESG, SUSTENTABILIDADE E PROJETOS
    a. Aplicação de game
    b. Sustentabilidade, Valor Tridimensional e Perenidade Organizacional
    c. Economia Circular: Princípios, Justificativa, Desafios e Tendências
    d. Sustentabilidade e Projetos na Economia de Projetos (Realidade, Desafios, Tendências e Práticas)

    6. COMPETÊNCIAS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
    a. Competências de relações interpessoais para o profissional de gestão de projetos
    b. Competência do Indivíduo e Competência de Equipe. Modelo de avaliação de Competência de Equipe
    c. Liderança e Motivação. Liderança Servidora no Gerenciamento de Projetos. Negociação pelo Método Harvard. Gerenciamento de Conflitos
    d. Gestão e Comunicação Intercultural

    7. PROTEÇÃO DE VALOR: GERENCIAMENTO DE RISCOS
    a. Introdução ao Gerenciamento de Riscos, Espectro do Gerenciamento de Riscos no Contexto da Economia de Projetos
    b. Plano de Gerenciamento de Riscos. Fases. Implementação. Monitoramento e Revisão
    c. Planos Críticos (Contingência, Crises e Continuidade do Negócio). Desenvolvimento prático
    d. Crises em Projetos
    e. Maturidade em Gestão de Riscos. Implementação de um modelo de gestão de riscos: apresentação de casos, identificação de obstáculos e soluções
    f. Sistemas de Controles Internos. Base normativa

    8. GESTÃO DO CONHECIMENTO
    a. Gestão do Conhecimento e os Desafios à Retenção do Conhecimento Corporativo. Ciclo de aprendizado corporativo
    b. Modelos de Coleta de Lições Aprendidas: Desafios e Implementação

    9. GESTÃO DE PROGRAMAS E PORTFÓLIO & ESCRITÓRIO DE PROJETOS
    a. Modelos de análise de valor e tomada de decisão. Análise de complexidade de projetos
    b. Estruturação do PMO (Escritório de Projetos)
    c. Estruturação e operacionalização de um modelo de Gestão de Portfólio de Projetos. Classificação dos Projetos no Portfólio. Processo de Aprovação e Priorização de Projetos.

    10. ESTATÍSTICA APLICADA A PROJETOS
    a. Introdução. Aplicações em Projetos e em Economia de Projetos
    b. Uso do software de estatística open source aplicado a projetos
    c. Tipos de Variáveis
    d. Amostragem. Coleta de Dados. Tratamento de Dados
    e. Representações Gráficas em Projetos
    f. Probabilidade Aplicada a Projetos
    g. Estatística Descritiva. Frequência. Histograma. Medidas de Tendência Central e de Dispersão
    h. Inferência. Distribuições. Regressões. Correlações

    11. FINANÇAS DE PROJETO - PROJECT FINANCE
    a. Análise de viabilidade de projetos. Modelagem Econômico-Financeira de Projetos. Conceitos Gerais
    b. Matemática Financeira Aplicada a Projetos. Fluxo de Caixa do Projeto. Taxa Interna de Retorno. Fluxo de Caixa Alavancado. Fluxo de Caixa do Acionista

    12. PROJETOS DE PPPS E CONCESSÕES
    a. Conceitos, princípios e estrutura contratual de PPPs e concessões
    b. Mecanismos de garantias, alocação de riscos e desafios. Estudo de Caso
    c. Conceitos e metodologia para rating de Project Finance em projetos de infraestrutura. Visão das agências de rating. Estudo de Caso
    d. Reequilíbrio econômico-financeiro de contratos. Aplicação e base legal. Estudo de Caso

    13. ABORDAGENS PREDITIVAS OU TRADICIONAIS
    a. Histórico. Principais guias, frameworks e normas
    b. PMBoK até a 6ª edição. Processos e Grupos de Processos: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento & controle e encerramento
    c. Áreas de Conhecimento Tradicionais:
    i. Gestão da Integração
    ii. Gestão do Escopo
    iii. Gestão do Tempo
    iv. Gestão dos Custos
    v. Gestão da Qualidade
    vi. Gestão dos Recursos
    vii. Gestão da Comunicação
    viii. Gestão dos Riscos
    ix. Gestão das Aquisições
    x. Gestão das Partes Interessadas
    d. PMBoK na 7ª, a mais recente edição: o novo paradigma de geração de valor por projetos e a Economia de Projetos. Princípios e Domínios de Desempenho. Aplicação prática

    14. ABORDAGENS ADAPTATIVAS OU ÁGEIS
    a. Histórico e Princípios. Manifesto Ágil
    b. Aprendizado empírico e PDCA. Modelos Ágeis simples e escalonados
    c. Scrum: Visão geral. Os papeis, artefatos e eventos no Scrum. Histórias de usuários e épicos. Aplicação prática

    15. TECNOLOGIA APLICADA À GESTÃO DE PROJETOS
    a. Apresentação de diversos aplicativos do mercado, para abordagens preditivas e adaptativas.
    b. Inteligência artificial aplicada à gestão de projetos. Novas tendências

    16. METODOLOGIA DE PESQUISA
    a. Objetivos do trabalho acadêmico. Teoria Efetivamente Aplicada à Prática
    b. Estrutura do trabalho científico. Formato do trabalho, obedecendo as normas da ABNT
    c. Pesquisa bibliográfica
    d. Levantamento de dados
    e. Análise de dados
    f. Apresentação do workshop

    Avaliação e certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um(a) professor(a) ou da coordenação. O(a) aluno(a) deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.

    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) Economia de Projetos, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.

    3. Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.

    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;

    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.
    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto:abril de 2024
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Profa. Dra. Graziela Galvão
    Prof. Me. Paulo Ferrer

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • MBA Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial
    abril de 2024
    Período previsto:abril de 2024
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula 
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsável:Prof. Dr. Sérgio Crispim

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Objetivo

    Ajudar a capacitar os profissionais para a gestão da competitividade dos negócios em um ambiente caracterizado por crescente concorrência e desafios de natureza estratégica. O processo de capacitação fundamenta-se no aprendizado de conceitos atuais e de fronteira nas diversas áreas de gestão e da economia, e, na prática, por meio de exercícios e resolução de casos. O principal foco do curso está no desenvolvimento de competências estratégicas, ou de negócio, sem deixar de garantir, porém, a formação de competências técnicas por meio de disciplinas instrumentais. Adicionalmente, a inserção em um ambiente de aprendizado que estimula a interação e o debate crítico e fundamentado sobre o mundo dos negócios contribui, também, para o desenvolvimento da denominada competência social, ou de relacionamento, dos participantes.

    Público-alvo

    Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou tenham interesse em atuar em gestão de negócios e queiram desenvolver habilidades analíticas, negociais, decisórias e de comunicação neste campo.
    Metodologia

    As metodologias de ensino variam entre as diferentes disciplinas em função das características de seus conteúdos bem como dos professores que por elas são responsáveis. Porém, estão sempre alinhadas ao objetivo central de todo o curso que é ajudar a capacitar os profissionais para a gestão da competitividade dos negócios com base no aprendizado de conceitos atuais e de fronteira nas diversas áreas de gestão. Neste sentido adota-se uma metodologia de ensino baseada na concepção crítica de educação, visando estimular a reflexão e o amadurecimento dos alunos em relação às questões estratégicas dos negócios e à necessidade de um entendimento holístico das organizações visando sua transformação.

    Esta metodologia pressupõe a utilização de diversos recursos combinados sempre visando o equilíbrio e alinhamento entre os conceitos e a prática, como: aulas expositivas suportadas por powerpoint e/ou quadro branco, vídeos, leituras, trabalhos em grupo, e estudos e discussões de casos.

    Conteúdo programático

    1. ECONOMIA E FINANÇAS
    1.1 Fundamentos Econômicos e Macroeconomia
    1.2 Indicadores Econômicos e Microeconomia
    1.3 Matemática Financeira
    1.4 Contabilidade Gerencial
    1.5 Gestão Financeira Empresarial e Mercado de Capitais

    2. ORGANIZAÇÃO, GESTÃO E CAPITAL HUMANO
    2.1 Fronteiras da Administração e Sustentabilidade Empresarial
    2.2 Liderança, Motivação, Inovação e Criatividade em Negócios
    2.3 Técnicas de Negociação e Inteligência Competitiva Estratégica
    2.4 Simulação Empresarial (Jogos de Empresas)

    3. MARKETING: ESTRATÉGIA, PRODUTO, PREÇO, CANAIS E COMUNICAÇÃO
    3.1 Gestão Estratégica e Marketing
    3.2 Gestão de Produtos, Novos Produtos, Pricing e Canais de Marketing
    3.3 Comunicação Integrada e Marketing Digital

    4. WORKSHOP DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO ACADÊMICO

    Avaliação e certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um(a) professor(a) ou da coordenação. O(a) aluno(a) deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.
    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) Economia Aplicada, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;
    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    3. Desistências comunicadas por escrito:
    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.
    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto:abril de 2024
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula 
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsável:Prof. Dr. Sérgio Crispim

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • MBA Economia, Setor Financeiro e Finanças Empresariais
    abril de 2024
    Período previsto: 
    abril de 2024
    Horário:segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:25
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (Entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes 

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Objetivo

    O objetivo do curso, na visão geral, é aprimorar a qualificação dos participantes em economia e setor financeiro - investimento e finanças empresariais. Atenção especial é dedicada à integração entre fundamentação teórica e aplicações práticas, considerando a realidade da economia brasileira e sua inserção no cenário internacional.

    Objetivos Específicos

    Nos temas específicos, o curso parte da abordagem do ambiente econômico nacional e internacional e seus impactos sobre os negócios. A programação inclui revisão dirigida para equalização de conceitos de matemática financeira e contabilidade. As atividades empresariais e bancárias são abordadas a seguir, focalizando estratégia empresarial, decisões de investimento e finanças empresariais. A intermediação financeira aborda o setor financeiro e seu papel e suas funções no ambiente econômico, explorando mercado de  renda variável e fixa, derivativos, fundos, gestão de carteiras e gestão de riscos. 

    Por meio da integração entre estas vertentes, o programa foi estruturado de forma a propiciar aos participantes uma visão ampla de suas inter-relações, sem perder a profundidade necessária na análise dos tópicos que o compõem. Parte do curso é dedicada aos “Tópicos Especiais” (análise de casos - individual e em grupo), envolvendo temas que tem sido cada vez mais discutidos no País, como Governança Corporativa (ESG), Compliance e Proteção de Dados (LGPD e GDPR).

    A programação disponibiliza materiais para leitura e apoio de estudos aos participantes.

    Público-Alvo

    O público-alvo é composto por profissionais formados nas mais diversas áreas que atuam em posições estratégicas no setor financeiro e nas empresas do setor real da economia.

    Estes profissionais se defrontarão com desafios crescentes nos próximos anos tendo em vista as transformações ocorridas recentemente no cenário econômico brasileiro e mundial. Simultaneamente a rápida e constante evolução da tecnologia mudando hábitos de consumo, modelos de negócios, promovendo ganhos de produtividade, exige desses profissionais crescente aprofundamento de suas qualificações para acompanhar essas mudanças e tomar as decisões mais acertadas para alavancar os negócios das empresas em que atuam.

    Depois de sofrerem uma das maiores recessões por causa da pandemia, a economia mundial e a brasileira foram impactadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, o qual tem se prolongado por um período mais longo do que inicialmente previsto.

    A combinação de políticas de estímulos à demanda agregada, e estrangulamento das cadeias de produção (oferta agregada) gerou pressões inflacionárias em praticamente todo o mundo, com taxas jamais observadas nas últimas décadas, principalmente nos países desenvolvidos. Como consequência, os Bancos Centrais tiveram que elevar as taxas de juros, provocando desaceleração da economia mundial e mesmo recessão em alguns países.

    Como integrantes do processo de produção e também do financiamento da economia, as empresas e o setor financeiro foram fundamentais nos momentos de crise, no início da recuperação e continuarão sendo na retomada futura pós-crise.

    Do setor financeiro espera-se uma eficiente atuação nos vários mercados em que opera (crédito, câmbio e de capitais). O desafio será atender de forma competitiva a crescente demanda por ativos, com adequada análise de riscos. Para as empresas, embora a recuperação gere oportunidades, nos vários ramos de atividade, o desafio será o de elevar os seus respectivos níveis de produtividade, sendo, para isto, fundamental uma adequada gestão do investimento e das finanças empresariais.

    Este ambiente impõe crescentes desafios para atuação na área de gestão de investimento: intermediação financeira e firmas. 
    Neste contexto os aprimoramentos da capacitação dos participantes serão desenvolvidos por intermédio da matriz curricular a seguir:

    Conteúdo programático

    Abertura: Crescimento, Investimento e Produtividade (Apresentação do Programa do Curso)

    1 Ambiente Econômico (Impactos nos Negócios) e Crescimento

    2.  Setor Financeiro e Empresas

    3. Decisões de Investimento e Finanças Empresariais

    4. Ações, Derivativos, Fundos, Gestão de Carteiras e Gestão de Riscos

    5. Estratégia Empresarial

    6. Metodologia de Pesquisa 

    7. Encerramento: Desafios do Crescimento Sustentado
    (Atendimento Individual sobre o Trabalho de Conclusão do Curso)

    Avaliação e certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um(a) professor(a) ou da coordenação. O(a) aluno(a) deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.
    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) Economia Aplicada, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.

    3. Desistências comunicadas por escrito:

    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.

    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;

    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.

    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto: 
    abril de 2024
    Horário:segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:25
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (Entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Profs. Drs. Antonio Lanzana e Luiz Martins Lopes 

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • MBA Economia Aplicada
    30 de abril de 2024
    Período previsto:30 de abril de 2024 a junho de 2025
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsável:Prof. Dr. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Objetivo Geral e Objetivos Específicos

    O objetivo geral do Curso de Especialização em Economia Aplicada é proporcionar ao   participante o conhecimento do estado atual das artes em teoria econômica, e suas aplicações ao ambiente de negócios. Nesse sentido, o curso enfatiza os principais pontos da teoria (Macroeconomia e Microeconomia), bem como uma série de disciplinas de Economia aplicada, análise institucional, história da Economia brasileira e mundial, e métodos quantitativos aplicados à Economia.

    Como objetivos específicos, serão apresentados conceitos essenciais de Teoria Econômica e Métodos Quantitativos Aplicados, para o entendimento, análise e formulação de cenários empresariais, a nível micro e macroeconômico.

    Para tanto, o curso será ministrado por meio de aulas teóricas com enfoque prático nos principais assuntos relacionados à temática, procurando desvendar questões relevantes à formação crítica no campo da Economia.

    O curso visa formar executivos e profissionais que queiram complementar a sua formação com o conhecimento econômico e as suas ferramentas de análise. Para os economistas, o curso permitirá reciclar e atualizar seus conhecimentos; para os formados em outras áreas, o curso possibilitará desenvolver a capacidade de análise econômica, fornecendo os instrumentos necessários para tal. 

    Público-Alvo

    Administradores, engenheiros, advogados, economistas, jornalistas, contadores, profissionais de áreas afins, que buscam o aprofundamento e aprimoramento na área de análise econômica aplicada.

    Metodologia

    O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas, conferências e práticas no laboratório de informática. Nas referidas aulas, serão apresentados conceitos e exemplos, além da resolução de exercícios, estudos de casos, leitura e resumo de textos previamente indicados pelos professores responsáveis pelas disciplinas. Sempre será estimulado o debate entre os participantes, de forma a propiciar uma intensa e proveitosa troca de experiências e conhecimentos outrora adquiridos.

    Conteúdo programático

    FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
    1. Introdução à Economia: Fundamentos e Conceitos Básicos
    2. O Debate Econômico no Brasil: correntes ortodoxas e correntes desenvolvimentistas
    3. Objetivos de Política Econômica
    4. Instrumentos de Política Econômica: Políticas Fiscal, Monetária, Externas e de Rendas
    5. Economia Brasileira nas últimas décadas: do governo militar ao 3º governo Lula
    6. Panorama atual e Perspectivas para a Economia Brasileira

    MICROECONOMIA
    1. Mercado
    2. Elasticidades
    3. Teoria da Firma
    4. Teoria do Consumidor
    5. Estrutura de Mercados
    6. Pricing
    7. Teoria dos Jogos
    8. Economia da Informação
    9. Economia Financeira
    10. Externalidades e Bens Públicos

    MACROECONOMIA
    1. Contabilidade Social
    2. Modelos Tradicionais de Determinação da Renda
    3. Oferta e Demanda Agregadas
    4. Políticas macroeconômicas: objetivos e funções
    5. Modelos de decisão intertemporal 
    6. O trade-off entre desemprego e inflação: a Curva de Phillips
    7. As flutuações econômicas e a Teoria dos Ciclos Reais
    8. Introdução à Teoria do Crescimento Econômico

    CICLO DE PALESTRAS DE CONJUNTURA ECONÔMICA
    Evolução histórica, análise da conjuntura e perspectivas da economia brasileira

    ECONOMIA INTERNACIONAL
    1. Teorias de Comércio Internacional
    2. Transações internacionais e estrutura das contas externas: o balanço de pagamentos
    3. O mercado cambial: uma abordagem de ativos financeiros
    4. Globalização comercial, financeira e produtiva: desempenho da economia mundial e perspectivas
    5. O Brasil na globalização: desempenho e perspectivas

    DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
    1. Desenvolvimento e crescimento econômico: conceitos, teorias, controvérsias
    2. Panorama histórico: Inglaterra; Estados Unidos; Alemanha e Japão; o século XX
    3. O desenvolvimento de países com forte dotação de recursos naturais
    4. Progresso técnico: difusão, absorção, geração
    5. América Latina: industrialização por substituição de importações, crise anos 1980
    6. Ásia: Coreia do Sul, China, Índia. Desenvolvimento liderado por exportações
    7. Cadeias de valor, fragmentação da produção. Experiências recentes
    8. Financiamento, desregulamentação financeira, fluxos de capitais

    HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
    1. Primeiras referências a assuntos “econômicos”: Aristóteles e Platão
    2. Mercantilistas e Fisiocratas
    3. Adam Smith
    4. Economistas Clássicos: Thomas Malthus, David Ricardo, John S. Mill
    5. Karl Marx
    6. Marginalistas
    7. Joseph A. Schumpeter
    8. Escola Austríaca.
    9. Crises e Revolução Keynesiana
    10. Correntes de pensamento atuais

    MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA
    1. Introdução: a matemática como linguagem e o seu uso na Economia
    2. A teoria dos conjuntos e aplicações; noções sobre números
    3. Relações e funções
    4. Funções: i) definições; ii) tipos de funções; iii) gráficos de funções; iv) funções de várias variáveis; v) curvas de nível; vi) exemplos e aplicações em Economia.
    5. Mais sobre funções: limite e continuidade; exemplos e aplicações em Economia
    6. Introdução ao cálculo: noções sobre derivadas e integrais; exemplos e aplicações em Economia

    ESTATÍSTICA ECONÔMICA E ECONOMETRIA
    1. Estatística descritiva
    2. Probabilidade, conceitos básicos
    3. Distribuições de probabilidade
    4. Inferência estatística
    5. Regressão linear
    6. Extensões do modelo de regressão linear
    7. Problemas econométricos; simultaneidade
    8. Séries de tempo: regressões espúrias, testes de raiz unitária e cointegração
    9. Índices de preço

    ECONOMIA, REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
    1. Teoria institucional, capitalismo e democracia
    2. Aspectos econômicos da lógica democrática
    3. Sistema político-eleitoral brasileiro
    4. Cultura política brasileira
    5. Teoria da democracia; democracia representativa
    6. Representação de classes profissionais no Congresso Nacional
    7. Lógica econômica e estrutura do Estado brasileiro
    8. Relações governamentais e poder econômico na política
    9. Presidencialismo de coalizão
    10  Estabilidade econômica e estabilidade política
    11. Pressupostos capitalistas e pressupostos democráticos

    ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
    1. Introdução ao estudo da organização industrial
    2. Questões horizontais concorrenciais e seus efeitos sobre a economia
    3. Estratégias de verticalização e de conglomeração
    4. Estratégias empresariais potencialmente anticompetitivas

    REGULAÇÃO ECONÔMICA
    1. Introdução à Regulação
    2. Regulação de monopólios naturais
    3. Regulação de assimetrias informacionais e externalidades
    4. Regulação concorrencial e teoria dos leilões aplicada à regulação

    MERCADO DE TRABALHO. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
    1. Mercado de Trabalho: Conceitos, Indicadores e o caso brasileiro
    2. Controvérsias teóricas e análise do caso brasileiro 
    3. Mudança demográfica e produtividade: dilemas e desafios
    4. Desemprego e distribuição de Renda

    MATEMÁTICA FINANCEIRA E FUNDAMENTOS DE FINANÇAS
    1. Matemática Financeira
    2. Análise das Decisões de Operação
    3. Análise das Decisões de Investimento
    4. Análise das Decisões de Financiamento – Estrutura de Capital

    CONTABILIDADE GERENCIAL
    1. Função da Contabilidade
    2. Usos e Usuários da Contabilidade
    3. Finalidades da Contabilidade
    4. Decisões Financeiras e Demonstrativos Financeiros
    5. Leitura das Demonstrações Financeiras

    ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
    1. Desenvolvimento econômico do Brasil
    2. O processo de substituição de importações
    3. A economia brasileira no pós-guerra
    4. A economia brasileira durante o regime militar
    5. Nova República e planos de estabilização
    6. A economia brasileira pós-estabilização
    7. Tópicos contemporâneos

    MERCADO FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL
    1. Organização e Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional
    2. Ativos, Derivativos e Mercados
    3. Riscos de crédito, de mercado, de liquidez e importância da diversificação de carteiras
    4. Mercado Monetário e de Crédito. Selic. Over
    5. Sistema Financeiro Internacional: 
    6. Regimes cambiais, arbitragem de moedas e teoria da paridade de juros internacionais
    7. Sistema brasileiro de pagamentos
    8. Títulos Públicos. Pré e pós

    FINANÇAS PÚBLICAS. ORÇAMENTO PÚBLICO
    1. Introdução
    2. Dívida e Déficit Público
    3. Princípios teóricos de tributação
    4. Sistema de Planejamento e Orçamento
    5. Federalismo Fiscal
    6. Previdência Social

    METODOLOGIA DE PESQUISA
    1. Objetivos do trabalho acadêmico
    2. Técnicas para manutenção da produtividade no exercício do TCC
    3. Estrutura do trabalho científico
    4. Pesquisa bibliográfica
    5. Levantamento de dados
    6. Análise de dados
    7. Conclusões
    8. Formato do trabalho, obedecendo as normas da ABNT
    9. Apresentação do workshop 

    Avaliação e certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um(a) professor(a) ou da coordenação. O(a) aluno(a) deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.

    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) Economia Aplicada, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.

    3. Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.

    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;- aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;

    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.
    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto:30 de abril de 2024 a junho de 2025
    Horário:terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsável:Prof. Dr. Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • MBA Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde
    3 de maio de 2024
    Período previsto:3 de maio de 2024 a maio de 2025
    Horário:sextas-feiras, das 18h30 às 22h30; e
    sábados, das 8h30 às 12h30 + 13h30 às 17h30
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula (mais trabalho de conclusão)
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Prof. Dr. Antonio Carlos Coelho Campino
    Profa. MSc. Tatiane Bomfim Ribeiro

    Mais informações

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe
    Telefone: (11) 3289-0813
    Fone/Fax: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Justificativa

     

    As tecnologias em saúde são definidas como intervenções desenvolvidas para prevenir, diagnosticar e tratar condições médicas; promover saúde, reabilitação, ou organizar a entrega de cuidados de saúde1. Como medicamentos, equipamentos, vacinas, procedimentos e sistemas organizacionais na atenção à saúde de pacientes e da população.

    A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é definida como um processo multidisciplinar formal que usa métodos explícitos para determinar o valor de uma tecnologia de saúde nos diferentes pontos do seu ciclo de vida. Para isso, investigam-se a eficácia, efetividade, segurança e custos das tecnologias. O principal objetivo da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é o de informar a tomada de decisão.

    O processo não sistematizado de incorporação ou o uso inadequado de tecnologias pode gerar riscos para os usuários e comprometer a eficiência e efetividade dos sistemas de saúde público e privado. Portanto, a formação de recursos humanos especializados em ATS é essencial para aprimorar a capacidade de decisão.

     

    Objetivo

    Capacitar profissionais de nível superior para interpretar e realizar Avaliação de Tecnologias em Saúde e Avaliações Econômicas em Saúde. Esses profissionais devem compreender os conceitos básicos e serem capazes de realizar uma Avaliação de Tecnologias em Saúde. Para tanto devem compreender as metodologias dos diferentes desenhos de estudo utilizados para ATS e serem capazes de analisá-los criticamente.

    Público-Alvo

    Profissionais com nível superior com interesse de formação na área de avaliação de tecnologias em saúde.

    Estrutura Curricular

    MÓDULO 1 – CONCEITOS E FERRAMENTAS DA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

    1. Introdução à Avaliação de Tecnologias em Saúde
    2. Introdução à Economia da Saúde
    3. Políticas Públicas de Saúde no Brasil
    4. Regulação de medicamentos e produtos para saúde no Brasil
    5. Epidemiologia clínica aplicada à ATS
    6. Bioestatística Aplicada à ATS
    7. Métodos de custeio em ATS
    8. Metodologia de Pesquisa Aplicada à ATS
    9. Equidade em Saúde, Justiça social e Aspectos éticos em ATS

    MÓDULO 2 – DOSSIÊ DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

    10. Revisão Sistemática
    11. Metanálise e metanálise em rede (Workshop)
    12. Introdução à Análise Econômica em Saúde em ATS
    13. Análise Custo-Efetividade e árvore de decisão
    14. Análise Custo-Efetividade e modelo de Markov
    15. Análise de Impacto Orçamentário
    16. DATASUS na ATS
    17. Avaliação Crítica de Estudos Econômicos
    18. Monitoramento do Horizonte Tecnológico

    MÓDULO 3 – TÓPICOS AVANÇADOS EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

    19. Tópicos avançados em modelagem - Extrapolação de dados com curvas de sobrevida e modelos de Sobrevida Particionada (Workshop)
    20. Análise de decisão multicritério
    21. Risk sharing e value-based contracts em ATS
    22. Valor em Saúde e modelos inovadores de pagamento
    23. Análise de desempenho e monitoramento de tecnologias incorporadas
    24. Participação social nos processos de ATS no Brasil e no mundo (WorkShop)
    25. Doenças Raras, terapias gênicas, e outros desafios na ATS atualmente (WorkShop)

    MÓDULO 4  - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

    26. Orientações e apresentação final
    27. Elaboração e entrega do TCC

    Avaliação e certificação

    A avaliação e certificação serão realizadas mediante os seguintes critérios:
    a. frequência mínima de 75% em cada disciplina ou módulo e no total do curso;
    b. nota mínima igual ou superior a 7,0 na avaliação de cada uma das disciplinas, avaliação essa que consistirá de trabalhos, exercícios e/ou provas;
    c. para aprovação nos módulos/disciplinas, é necessário atender os dois requisitos acima.
    d. elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso sobre um tema dentro das disciplinas cursadas. A orientação ficará sob responsabilidade de um(a) professor(a) ou da coordenação. O(a) aluno(a) deverá obter nota mínima de aprovação igual ou superior a 7,0.

    Será considerado aprovado o aluno que atender todos os requisitos acima, o qual fará jus ao Certificado de Conclusão de Curso de Especialização (MBA) Economia Aplicada, emitido pela Escola de Ensino Superior da Fipe – FipeEES, instituição credenciada no MEC pela portaria nº 840, de 8/11/2022.

    Informações / Inscrições

    1. A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    2. O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.

    3. Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.

    4. Para participar do processo seletivo adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações sobre a data da entrevista e/ou apresentação do curso;

    5. Documentação (cópias simples): diploma ou atestado de conclusão e histórico da graduação; RG, CPF, reservista e título de eleitor; comprovante de residência em nome do aluno.
    O atestado de conclusão não substitui o diploma e será aceito mediante posterior apresentação do diploma. Carteira de habilitação não substitui RG.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.

    6. No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.

    7. A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida estatutariamente do ensino e pesquisa, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional, bem como no artigo 10º, IV da Lei 10.833/2003, artigo 9º, III da IN/RFB nº 475/2004, e artigo 4º, III e VIII da IN/RFB 1.234/2012.
    Período previsto:3 de maio de 2024 a maio de 2025
    Horário:sextas-feiras, das 18h30 às 22h30; e
    sábados, das 8h30 às 12h30 + 13h30 às 17h30
    Vagas:30
    Carga horária:360 horas-aula (mais trabalho de conclusão)
    Investimento:R$ 21.840,00 (24x de R$ 910,00)

    Para saber da política de desconto, entrar em contato a Secretaria de Cursos
    Local:Av. Paulista, 1499 - 4º andar
    (entrada pela Al. Casa Branca, 35)
    Responsáveis:Prof. Dr. Antonio Carlos Coelho Campino
    Profa. MSc. Tatiane Bomfim Ribeiro

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).