Menu Busca

Cursos Fipe

Project Finance para Projetos de Infraestrutura (ON-LINE)
10 de junho de 2024
Saiba mais

Valuation: Avaliação de Empresas (ON-LINE)
18 de abril de 2024
Saiba mais

Análise de Investimentos - Técnicas Básicas (presencial)
6 de maio de 2024
Saiba mais

Indicadores do Registro Imobiliário

A divulgação e acessibilidade pública de estatísticas e indicadores do mercado imobiliário está entre as melhores práticas institucionais de transparência dos países,sendo fundamental para o ambiente de negócios, para a economia e a sociedade em geral. Por essa razão, a publicação regular de dados a respeito da quantidade de transações imobiliárias sendo por isso incluída entre as métricas dos indicadores Doing Business do Banco Mundial no quesito qualidade de administração fundiária.

No Brasil, uma parceria inédita firmada em 2019 entre o Registro de Imóveis do Brasil e a Fipe é responsável pela produção e divulgação de indicadores e estatísticas a respeito de registros de operações envolvendo imóveis em diversas capitais, municípios e unidades federativas. Entre os objetivos do projeto está a apresentação de informações cada vez mais abrangentes e detalhadas a respeito das transferências e operações relacionadas ao mercado imobiliário nacional - sempre respeitando a confidencialidade e a privacidade individual das partes envolvidas.

Atualmente, os Indicadores do Registro Imobiliário são divulgados através de um informe mensal com dados a respeito das transações registradas nas seguintes capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Campo Grande (MS), além dos seguintes municípios: Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Londrina (PR) e Maringá (PR).

Com frequência trimestral, o projeto também produz e divulga um informe com Indicadores do Registro Imobiliário agregados para o Estado de São Paulo e suas mesorregiões, segundo divisão territorial delineada pelo IBGE. 

Para acessar os últimos informes disponíveis, clique nos links apresentados a seguir:

Indicadores do Registro Imobiliário - Capitais e municípios (janeiro/2024)

Indicadores do Registro Imobiliário - Estado de São Paulo (4º trimestre/2023)

Também estão disponíveis as séries históricas mensais em formato Excel:

Capitais e municípios selecionados | Estado de São Paulo e mesorregiões

A parceria prevê uma contínua expansão do número de capitais, municípios e unidades federativas envolvidos nos indicadores, bem como o maior detalhamento das estatísticas por tipo de operação e tipo de imóveis transacionados, garantindo à sociedade brasileira o acesso regular a informações inéditas a respeito do comportamento e dimensão do mercado imobiliário nacional, promovendo ganhos de eficiência para todos.

Para maiores informações a respeito dos Indicadores do Registro Imobiliário, acesse o portal do Registro de Imóveis do Brasil ou envie um e-mail para [email protected]