Menu Busca

Contato

Obtenha mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)


[email protected]


WhatsApp:
(55 11) 3284-1624
(55 11) 3289-0813

Cursos de Férias

  • Análise da Conjuntura e Construção de Cenários Econômicos (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Ulisses Ruiz de Gamboa

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Introdução

    Tanto para a tomada de decisões pessoais como profissionais é fundamental construir cenários macroeconômicos para o futuro. Tal construção, porém, pressupõe a compreensão da situação econômica atual, a partir da correta interpretação das informações econômicas.

    Público-alvo

    Estudantes universitários (graduação e pós-graduação).
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Objetivo

    Capacitar o aluno para interpretar corretamente os indicadores econômicos, permitindo uma compreensão geral da conjuntura econômica atual. A partir dessa compreensão, o curso discutirá os elementos básicos da construção de cenários macroeconômicos.

    Programa

    Aula 1
    Introdução; Importância dos Indicadores Econômicos; Fontes dos Dados Econômicos; Frequência, Sazonalidade e Tendência; Indicadores de Atividade Econômica; Índices de Confiança do Consumidor e do Empresário; Indicadores Antecedentes.

    Aula 2
    Índices de Inflação; Indicadores de Emprego e Desemprego, Indicadores Externos; Indicadores Monetários e de Crédito.

    Aula 3
    Determinantes da Atividade Econômica (Gasto e Produção); Política Econômica; Política Fiscal; Política Monetária; Política Cambial.

    Aula 4
    Elementos dos Cenários Econômicos; Cenários Próprios e Consensos de Mercado; Cenários Individuais x Cenários “Médios”; Aplicação dos Cenários do Relatório FOCUS na Construção de Cenários Econômicos Futuros.

    Prof. Dr. Ulisses Ruiz de Gamboa
    Economista, Universidad Gabriela Mistral, Santiago do Chile
    Mestre em Economia, Pontificia Universidad Catolica de Chile, Santiago do Chile
    Doutor em Economia, FEA/USP
    Pós-Doutorado em História Econômica, University of California, Los Angeles (UCLA), EUA 
    Visiting Scholar na University of California, Los Angeles (UCLA), EUA
    Consultor do Banco Mundial e da ONU
    Professor dos MBAs e Cursos de Pós-Graduação da FIPE, FIA e FGV
    Economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
    Consultor de Empresas
    Autor do Livro “Macroeconomia para a Gestão Empresarial”, Ed. Saraiva

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.

    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    segunda a quinta-feira, das 19h às 22h
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Ulisses Ruiz de Gamboa

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Análise de Demonstrativos e Planejamento Financeiro (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Ricardo José de Almeida

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Objetivos

    Promover o entendimento das principais decisões financeiras no âmbito das empresas e a formação, leitura e interpretação dos Demonstrativos Financeiros.

    Entender os cálculos financeiros fundamentais, tendo como pano de fundo os fatores que influenciam as taxas de juros no Brasil, e identificar investimentos/formas de financiamento com base em informações de mercado.

    Público-alvo

    Estudantes universitários (graduação e pós-graduação).
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Aulas expositivas acompanhadas de resoluções de exercícios práticos pelo professor.

    Programa

    1. Cálculos financeiros fundamentais com títulos prefixados e pós fixados à Selic e à inflação
    O dinheiro ao longo do tempo de uma aplicação financeira
    Planejamento financeiro familiar e pessoal
    Entendimento da taxa de juros: investidor e tomador de empréstimos
    Interpretação de informações e notícias: O que impacta as taxas de juros?
    Como dimensionar o valor a ser aplicado para atingir objetivos de gastos no futuro

    2. O resultado e o fluxo de caixa da empresa
    Decisões financeiras e formação dos Demonstrativos Financeiros (Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa)

    3. Análise das demonstrações contábeis
    Análise por meio de índices e indicadores como margens, EBITDA e ROI.

    4. Matemática financeira como instrumento de planejamento financeiro
    O dinheiro ao longo do tempo de uma aplicação financeira
    Planejamento financeiro familiar e pessoal
    Entendimento da taxa de juros: investidor e tomador de empréstimos
    Interpretação de informações e notícias: O que impacta as taxas de juros?

    5. Aplicações financeiras pré e pós fixadas
    Planejamento financeiro e investimentos disponíveis no mercado brasileiro
    Fundos de investimento: Como decidir pelo investimento ideal?
    Como dimensionar o valor a ser aplicado para atingir objetivos de compra no futuro
    Entendimento dos custos de transação

    6. Análise das condições do financiamento
    Interpretação das tabelas de financiamento 
    Decisão de comprar a prazo ou à vista e propostas de antecipação de dívidas

    Professor

    Ricardo José de Almeida – Doutor e Mestre em Administração com especialização em Finanças e teses/dissertações defendidas com foco em avaliação de empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
    Professor de Finanças nas instituições Fipe, FIA, Fipecafi, Insper e Saint Paul desde 2001.
    Foi Consultor da Coopers & Lybrand e possui vasta experiência em avaliação de empresas, modelagem financeira, revisão tarifária de concessões públicas e processos de busca de compradores para empresas privadas.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.

    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Ricardo José de Almeida

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Congresso Nacional, Pauta Econômica e Processo Orçamentário no Brasil (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    A definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-lineZoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Humberto Dantas

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Justificativas

    As principais pautas da economia brasileira passam pelo Congresso Nacional. O que de fato conhecemos sobre as atribuições e especificidades do Poder Legislativo que são capazes de nos levar para além do senso comum? Nesse curso vamos entender o que exatamente é o parlamento, como seus membros são eleitos para o Congresso Nacional e, a partir da obtenção do mandato, como funciona introdutoriamente o processo legislativo com ênfase em agendas econômicas e no processo orçamentário – peça essencial para a gestão pública num país, sobretudo para as pautas e planos econômicos.

    Objetivo

    Compreender a relevância, a formação e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro com ênfase nas pautas econômicas e no processo orçamentário.

    Público-alvo

    Estudantes universitários: de graduação ou de pós-graduação;
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Apresentação teórica e estudos de caso, simulações e trocas entre os participantes.

    Conteúdo Programático

    Aula 1
    - O Poder Legislativo e a lógica de representação parlamentar no Brasil
    - Cultura política no Brasil: as instituições formais e informais

    Aula 2
    - O sistema proporcional brasileiro (Câmara dos Deputados) e sistema majoritário (Senado)
    - Propostas de reforma política. É possível mudar a lógica de representação?

    Aula 3
    - A lógica do processo legislativo no Brasil – como acompanhar
    - Caso específico: a pauta econômica no Congresso Nacional brasileiro

    Aula 4
    - O processo orçamentário no Brasil 
    - Como acompanhar o orçamento nacional

    Professores

    Humberto Dantas – graduado em Ciências Sociais com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando em Administração Pública pela FGV-SP. Professor universitário desde 1999. Coordenador de cursos de pós-graduação no Singularidades-CLP e na FESP-SP. Docente de pós-graduação da Fipe, da FGV e de uma série de cursos de especialização. Consultor associado da 4E Consultoria, atua em ações de relações governamentais em diversas empresas. Coordenador do Blog Legis-Ativo do jornal O Estado de S. Paulo, comentarista político da Rede Vida de TV, conselheiro da Fecomércio-SP, Fundação Konrad Adenauer do Brasil, Politize e Colab University.

    Joyce Luz – Cientista Social, mestra e doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI-USP). Suas áreas de pesquisa envolvem o entendimento da relação Executivo-Legislativo, do Orçamento da União e do funcionamento das coalizões de governo. Desde 2018 também atua como professora de pós-graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia do Estado de São Paulo (FESP-SP), como professora dos cursos sobre política brasileira oferecidos pela Oficina Municipal de São Paulo e como professora dos cursos de Iniciação Política, de iniciativa da Fundação Konrad Adenauer do Brasil. Desde 2017 integra o Blog Legis-Ativo do jornal O Estado de S. Paulo.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.
    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    A definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-lineZoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Humberto Dantas

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Democracia e Relações Governamentais no Brasil (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Humberto Dantas

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Justificativas

    O ambiente econômico é tema central da lógica de qualquer democracia. Interesses dessa natureza estão representados em casas políticas, com destaque para os poderes Executivo e Legislativo. O interesse de setores organizados e de empresas junto aos governos nas três esferas de poder é algo absoluta legítimo, que deve ser feito afastando seus agentes da lógica de uma percepção equivocada acerca do que é corrupção. Neste curso, será discutido o conceito de Democracia, partindo da ideia de representação de interesses diversos, passando pela lógica da estruturação do Estado brasileiro com o objetivo de compreendermos de que maneira empresas e agentes econômicos se fazem representar de forma legal, ética e legítima.

    Objetivo

    Apresentar a ideia basilar de Democracia como fonte essencial da representação de interesses diversos, concentrar as análises no campo econômico e esclarecer como empresas e agentes do universo econômico atuam sob a lógica dos princípios básicos das relações governamentais.

    Público-alvo

    Estudantes universitários: de graduação ou de pós-graduação;
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Apresentação teórica e estudos de caso, simulações e trocas entre os participantes.

    Conteúdo Programático

    Aula 1
    - Princípios gerais da Democracia com ênfase na lógica representativa
    - Princípios gerais dos interesses econômicos em sintonia com o universo democrático

    Aula 2
    - Estrutura do Estado Brasileiro
    - Esferas de poder e poderes do Estado

    Aula 3
    - Fundamentos das relações governamentais e sua importância para a construção de um ambiente de negócios sustentável no Brasil

    Aula 4
    - Lobby e advocacy: elementos chave de relações governamentais – apresentação e discussão de cases de sucesso

    Professores

    Humberto Dantas – graduado em Ciências Sociais com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando em Administração Pública pela FGV-SP. Professor universitário desde 1999. Coordenador de cursos de pós-graduação no Singularidades-CLP e na FESP-SP. Docente de pós-graduação da Fipe, da FGV e de uma série de cursos de especialização. Consultor associado da 4E Consultoria, atua em ações de relações governamentais em diversas empresas. Coordenador do Blog Legis-Ativo do jornal O Estado de S. Paulo, comentarista político da Rede Vida de TV, conselheiro da Fecomércio-SP, Fundação Konrad Adenauer do Brasil, Politize e Colab University.

    Andréa Gozetto – Cientista Política especializada em Relações Institucionais e Governamentais e Advocacy, é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2004) e mestre em Sociologia Política pela Unesp-Araraquara (1998). Cursou o pós-doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. É coordenadora acadêmica do MBA em Economia e Gestão Relações Governamentais e do Curso de Curta Duração em Advocacy e Políticas Pública: Teoria e Prática da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IDE). É sócia-diretora da Gozetto & Associados, consultoria especializada em gestão estratégica, produção de conhecimento, treinamentos e capacitação em RIG e Advocacy. Suas publicações incluem: Lobby e Políticas Públicas (2018); Relações Governamentais como fator de competitividade (2018); Public Affairs in Latin America: the gradual and uneven formalization of a long-time informal activity (2017); Estratégias e táticas da indústria do tabaco: lutando agressivamente e utilizando todos os recursos disponíveis para defender seus interesses (2017); Ferramentas da transparência: o possível impacto da Lei de Acesso a Informações Públicas no debate sobre regulamentação do lobby no Brasil (2016), A regulamentação do lobby no Brasil em perspectiva comparada (2016), Interest groups in Brazil: a new era and its challenges (2014).

    Vitor Oliveira - é formado em RI pela USP, com mestrado em ciência política pela mesma universidade. Sócio-diretor da Pulso Público, onde atua como consultor de estratégias para advocacy e lobby desde 2015. É conselheiro do Advocacy Hub e leciona em cursos livres associados a desafios para defesa e promoção de causas. Alem de ter sido co-editor do portal InfoMoney, é colunista do blog sobre politica Legis-Ativo, do Estadão, além de ser um dos apresentadores de seu podcast semanal.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.
    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Dr. Humberto Dantas

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Economia Circular e Modelos de Negócios (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Profa. Dra. Graziela Galvão

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Objetivos

    O objetivo é expor os princípios e as estratégias da Economia Circular. Além disso, será apresentado o que é, e como fazer, um modelo de negócio Circular.

    Público-alvo

    Estudantes universitários (graduação e pós-graduação).
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Aulas teóricas, dinâmica em grupos, elaboração (em grupo) de um modelo de negócio circular, análise de estudos de casos.

    Programa

    Aula 1
    • Economia Circular, definições e princípios
    • Escolas de pensamentos
    • Diferenças entre Economia Linear e Economia Circular
    • Consequências e impactos da economia linear
    • Ciclos técnicos e biológicos
    • Consumo Consciente
    • Paradigmas da Economia Circular

    Aula 2
    • Importância do design para a circularidade
    • Ecossistema Circular
    • Principais barreiras da economia circular
    • Economia Circular no Brasil, Europa, China e EUA
    • Dinâmica: a importância de respeitar o tempo de renovação dos recursos naturais

    Aula 3
    • Desafios nas indústrias Brasileiras
    • Tecnologias habilitadoras como facilitadoras
    • Valor da Economia Circular
    • Estudos de Casos com exemplos de modelos de negócio circulares: produto como serviço, compartilhamento, recuperação de recursos, extensão da vida útil do produto e insumos circulares.

    Aula 4
    • O que é um modelo de negócio?
    • Como fazer um modelo de negócio?
    • Como fazer um modelo de negócio circular.

    Professora

    Graziela Darla Araujo Galvão
    Doutora em engenharia de produção na Poli- USP, Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho. Especialista em gestão de projetos pela Mauá. Doutorado Sanduiche, University of Cambridge, Reino Unido, de 01/07/2020 a 07/12/2020. Professora de Cursos de MBA na Fundação Vanzolini e na FIPE, desde 2014. Consultora e Instrutora em Gestão de Projetos e Gerenciamento de Obras, pela Omnicomm Soluções Empresarias Ltda, desde 2012. Experiência empresarial: Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios; Inovação; Negociação Sustentabilidade e outras no âmbito da Administração Geral.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.

    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Profa. Dra. Graziela Galvão

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Gestão de Projetos na Atualidade: Tradicional, Ágil e Híbrida (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Me. Paulo Ferrer

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Justificativa

    A prática da gestão de projetos vem experimentando profundas mudanças nas últimas décadas. A entrada das abordagens ágeis, bem como novos desenvolvimentos na governança de projetos causaram um profundo impacto na forma como os projetos são conduzidos nas organizações. Em resposta, o PMI (Project Management Institute) lançou a em 2021, 7a edição do seu guia de boas práticas PMBoK (Project Management Book of Knowledge), refletindo o novo cenário da prática, com uma lógica significativamente distinta das edições anteriores da publicação. Esse é um reflexo do que vem acontecendo no mercado como um todo: há uma pluralidade de abordagens, mas não necessariamente a facilidade para saber o fazer na prática.

    Objetivo

    Apresentar a perspectiva prática dos modelos de Gestão de Projetos disponíveis no mercado, desde as tradicionais até as ágeis e híbridas.

    Público-alvo

    Estudantes universitários (graduação e pós-graduação).
    Jovens profissionais: com até 27 anos de idade e graduação concluída nos últimos 3 anos.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Aulas expositivas, atividades práticas e estudos de casos.

    Programa

    Aula 1
    • Visão Geral da Gestão de Projetos
    • Conceitos fundamentais
    • Gestão Preditiva, Adaptativa (tradicional e ágil) e híbrida: Por que?

    Aula 2
    • Visão Geral de Gestão Tradicional de Projetos até a 6a edição do PMBoK
    • A estrutura clássica e a pluralidade de métodos na prática
    • A 7a Edição do PMBoK: uma nova lógica

    Aula 3
    • Princípios da Gestão de Projetos no PMBoK e no Manifesto Ágil
    • Domínios de Gestão de Projetos
    • Gestão Ágil

    Aula 4
    • Scrum
    • Escalonamento Ágil
    • Hibridização

    Professor

    Paulo Sergio Scoleze Ferrer
    Doutorando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (área de pesquisa: Governança de Projetos); Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo; Engenheiro Mecânico pela Universidade Paulista, Professor e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação da Fipe, Professor de Pós-Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia, desde 2005, Professor de Cursos de MBA Internacional da Steinbeis University Berlin, desde 2010. Professor de Cursos de Pós-Graduação da Fundação Vanzolini, desde 2017; Consultor pela Omnicomm Soluções Empresarias SS Ltda, desde 2000.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.

    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:a definir
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Me. Paulo Ferrer

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).

  • Introdução à Econometria com Aplicações em R (ON-LINE)
    janeiro de 2023
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    das 19h às 22h
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Me. Alexandre Chow

    Mais informações (somente e-mail ou WhatsApp)

    Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe (somente e-mail ou WhatsApp)
    WhatsApp business: (11) 3289-0813
    WhatsApp business: (11) 3284-1624
    [email protected]

    Justificativa

    O R é um dos softwares mais utilizados tanto no meio acadêmico quanto profissional. Ele é um software gratuito (open source) e um dos programas estatísticos mais utilizados atualmente. 

    O software está constantemente em desenvolvimento e recebe continuamente contribuições de acadêmicos e usuários. Com isso, o software conta sempre com as mais avanças técnicas existentes. É ideal para análises de dados, desde as mais simples até análises mais elaboradas. 

    Em particular para modelos estatísticos e econométricos, o software disponibiliza diversos recursos que facilitam o trabalho dos especialistas que lidam com dados dessa natureza.

    Objetivo

    O curso pretende capacitar os alunos a elaborarem análises econométricas simples com dados micro e macroeconômicos. Todo o conteúdo do curso será apresentado através de aulas teóricas e com exemplos práticos aplicados no software R.

    O curso abrange desde os conceitos básicos de programação em R até diversos mecanismos de análises disponibilizados pelo software. As técnicas apresentadas ao longo do curso consistem nos métodos mais utilizados atualmente pelo mercado e pela academia. 

    O curso é subdividido em três partes. Na primeira delas são apresentados os conceitos básicos de programação em R. Na segunda, são apresentados conceitos e funções essenciais para lidar com bases de dados diversas. Na terceira parte são introduzidas diversas técnicas de análise econométricas.

    Público-Alvo

    Jovens com interesse em lidar de forma ágil e eficiente com dados econômicos, por meio do software R, um dos principais softwares utilizados tanto em meio acadêmico quanto profissional.
    Quem não se encaixar em um dos públicos acima poderá pleitear uma vaga, aguardando em lista de espera. Necessário preencher o cadastro e fazer a solicitação no período de matrícula.

    Metodologia

    Todas as aulas serão ministradas em ambiente virtual. Será disponibilizada apostila em formato com teoria, exercícios e aplicações.

    Programa

    PARTE I (CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO EM R)
    1. Introdução
    1.1. Instalação R
    1.2. Instalação RStudio
    1.3. Tipos de Objetos (numeric, character, logical, factors)
    1.4. Objetos em R (vetores, matrizes, data frames e listas)
    1.5. Loopings
    1.6. Funções
    1.7. Pacotes

    2. Exercícios Parte 1

    PARTE II (MANIPULAÇÃO DE BASE DE DADOS)
    3. Tidyverse
    3.1. Importação de Dados
    3.2. Filtragem de Colunas
    3.3. Filtragem de Linhas
    3.4. Criação de Variáveis
    3.5. Renomear e Rearranjar
    3.6. Datas no R
    3.7. Trabalhar com Characters
    3.8. Estatísticas Descritivas
    3.9. Combinar Bases de Dados
    3.10. Reshape
    3.11. Exportação de Dados

    4. Gráficos

    5. Exercícios Parte 2

    PARTE III (APLICAÇÕES EM ECONOMIA)
    6. Revisão de Estatística
    6.1. Média, Variância e Desvio-padrão 
    6.2. Testes de Hipótese 

    7. Regressão Linear por Mínimos Quadrados Ordinários
    7.1. Regressão Linear Simples
    7.2. Regressão Linear Múltipla
    7.3. Testes de Hipótese

    8. Regressão com Variável Dependente Binária
    8.1. Probit
    8.2. Logit

    9. Exercícios Parte 3

    Professor

    Alexander Chow - é bacharel e mestre em economia pela USP e atualmente aluno de doutorado em economia na mesma instituição. Tem profunda experiência com séries de tempo, machine learning e avaliação de impacto de políticas públicas. 
    Atualmente, fornece consultorias para empresas sobre previsão de variáveis macroeconômicas.

    Certificado de Conclusão:

    Ao final do curso a Fipe emitirá um certificado de conclusão para os alunos que frequentarem, no mínimo, 70% das aulas.

    Informações / Inscrições

    A inscrição será feita mediante a apresentação de comprovante de matrícula.

    A Fipe se reserva o direito de alterar ou cancelar o curso sem aviso prévio em função de limite de vagas e/ou do número mínimo de alunos por turma.

    Outras Informações

    1) O conjunto de professores e palestrantes dos cursos Fipe poderá ser alterado em função de circunstâncias imprevistas.
    2) Desistências comunicadas por escrito:
    - até a data do início do curso: devolução do valor pago, com retenção de 10% do valor da matrícula.
    - após a data do início do curso: cancelamento das mensalidades a vencer.
    3) Para cadastro, inscrição e matrícula adote os seguintes procedimentos:
    - preencha seu cadastro gratuito em nosso site;
    - aguarde contato da Secretaria de Cursos com informações dos procedimentos de matrícula;
    - ao ser solicitado pela Secretaria, envie seu currículo profissional atualizado.
    4) Documentação (cópias simples): comprovante de residência em nome do aluno; RG e CPF.
    Para os alunos estrangeiros, necessária apresentação de documentos que comprovem a regularidade de permanência no Brasil, além dos documentos acadêmicos com tradução juramentada para a língua portuguesa.
    5) No caso de pagamento por pessoa jurídica: não é preciso descontar o Imposto de Renda.
    6) A Fipe é uma entidade sem fins lucrativos, imune ao recolhimento ou retenção de tributos, com fundamento no artigo 150, VI, “c” da Constituição Federal, combinado aos artigos 9º, IV, “c”, e 14 do Código Tributário Nacional.
    Datas:janeiro de 2023
    Horário:
    das 19h às 22h
    Vagas:Limitadas
    Carga horária:12 horas-aula
    Investimento:Estudante: R$ 230,00 (2x de R$ 115,00)
    Jovem profissional: R$ 460,00 (2x de R$ 230,00)

    Descontos não cumulativos
    10% para ex-alunos
    10% para pagamento à vista
    On-line:Zoom ou Google Meet
    (aulas ao vivo nos horários indicados acima)
    Responsável:Prof. Me. Alexandre Chow

    Preencha o formulário abaixo para se cadastrar no curso.

    Dados pessoais

    Dados Profissionais

    * campos obrigatórios

    Preencha formulário abaixo para agilizar o nosso processo seletivo.

    Dados

    gênero*:

    Dados da Empresa

    * campos obrigatórios

    Primeira etapa concluída!

     

    Clique em "prosseguir" para preencher mais algumas informações e completar a sua inscrição.

    Erro!

    Ocorreu um erro inesperado, por favor, tente novamente!

    Parabéns! Seu cadastro foi concluído.


    A Secretaria de Cursos entrará em contato quando iniciar os procedimentos de matrícula (cursos de curta duração) ou convocação para entrevista com a coordenação (no caso dos MBAs).

    A Secretaria de Cursos está atendendo, via home office, enquanto durar esse período de restrições.
    Canais de atendimento: [email protected] ou WhatsApp (11.3289.0813).