Menu Busca

Cursos Fipe

Análise de Investimentos - Técnicas Básicas (presencial)
6 de maio de 2024
Saiba mais

Análise da Conjuntura e Construção de Cenários Econômicos (ON-LINE)
julho de 2024
Saiba mais

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC (ON-LINE)
24 de fevereiro de 2023
Saiba mais

Indicadores Catho-Fipe

Os indicadores Catho-Fipe, desenvolvidos pela Fipe em parceria com a Catho, oferecem uma visão única do mercado de trabalho e da economia. As informações disponíveis no banco de dados da Catho permitem criar indicadores e análises sobre a demanda das empresas por trabalhadores, que é o “lado” do mercado com menor disponibilidade de informações. A utilização conjunta dessas informações com os dados de outras fontes, permite uma leitura abrangente da realidade do mercado de trabalho brasileiro. Mensalmente são calculados 3 indicadores:

  • Índicie Catho-Fipe de Novas Vagas: é calculado com base em dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. Seu valor está relacionado com a dinâmica da atividade econômica do país, sobretudo no que se refere a mudanças na geração de postos de trabalho.
     
  • Índice de Novas Vacâncias: é calculado com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (Pnad Contínua - IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.
     
  • Índice de Vagas por Candidato: é calculado com base na razão entre as vagas de emprego e o número de candidatos em um determinado período. Movimentos no indicador apontam para mudanças no poder de barganha e negociação salarial no mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois há mais vagas disponíveis por candidato.

Entre em contato

[email protected] ou Whatsapp Business (11) 3289-0813