Menu Busca

Notícias

Indicadores do Registro Imobiliário

01/04/2019

A divulgação e acessibilidade pública de informações, estatísticas e indicadores do mercado imobiliário é fundamental para o ambiente de negócios e para a economia de qualquer país. Nesse sentido, a informação oficial gerada no âmbito do registro de imóveis é fonte óbvia e essencial para a produção de estatísticas. A disponibilização de informações como a quantidade de transações imobiliárias está entre as melhores práticas institucionais de transparência dos países, sendo por isso incluída entre as métricas dos indicadores Doing Buisiness do Banco Mundial no quesito qualidade de administração fundiária (quality of land administration).

A publicação de dados e informes estatísticos por parte do Registro de Imóveis é prática consumada em países desenvolvidos como Reino Unido (Her Majesty Land Registry) e Espanha (Registradores de España), entre outros. Nos países em desenvolvimento, porém, tal prática é menos difundida.  Com o propósito de colocar o Brasil na fronteira da qualidade da informação sobre o mercado imobiliário, a ARISP (Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo) e a ARIRJ (Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), trataram os dados relativos às transferências imobiliárias registradas desde 2012 pelos mais de 400 ofícios de registros de imóveis desses Estados. Coube à Fipe o desafio de desenvolver metodologia específica para tratamento e depuração dos dados.

A partir de 2019, passa-se a divulgar regularmente no Portal Estatístico Registral informes e estatísticas a respeito dessas transferências. Inicialmente, serão divulgadas séries de indicadores sobre transferências imobiliárias e transações de compra e venda de imóveis nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. As estatísticas serão atualizadas mensalmente. Ao longo do ano de 2019, novos indicadores serão divulgados e disponibilizados ao público, além da inclusão de dados reunidos por associações de registradores de imóveis do restante do país - algumas das quais já formalizaram a adesão ao projeto, como o Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC), a Associação dos Registradores Imobiliários do Ceará (ANOREG/CE), a Associação dos Registradores do Mato Grosso (ANOREG-MT), a Associação dos Registradores do Paraná (ARIPAR) e a Associação dos Registradores de Pernambuco (ARIPE).

Entre os objetivos da parceria está a divulgação de dados e estatísticas cada vez mais detalhados a respeito das transferências - sempre respeitando a confidencialidade e a privacidade individual das partes envolvidas. Os esforços da iniciativa garantirão à sociedade brasileira o acesso regular a informações inéditas a respeito do comportamento e dimensão do mercado imobiliário nacional, promovendo ganhos de eficiência para todos.

O último informe, com dados atualizados até janeiro de 2019, pode ser acessado através do link.
O histórico dos informes e as séries históricas estão disponíveis no site da Fipe e também no Portal do Registro de Imóveis do Brasil.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
i[email protected]
(11) 3090-2975

Últimas Notícias