Menu Busca

Cursos Fipe

MBA Gestão de Projetos: Governança, Avaliação Econômica e Técnicas de Gerenciamento
29 de agosto de 2017
Cadastre-se

MBA Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica
29 de agosto de 2017
Cadastre-se

Especialização em Mercado Financeiro
5 de março de 2018
Cadastre-se

Temas de pesquisas

Desde a sua fundação, a Fipe já realizou mais de 1.800 pesquisas para contratantes do setor público e do setor privado, nas seguintes áreas:

Agricultura

Estudos sobre preços, produtividade, emprego, tecnologia, Pró-Álcool como fonte de energia renovável, oferta de alimentos, comércio exterior, incentivos creditícios ao custeio e comercialização, assentamentos e estímulos a agricultores de baixa renda, tributação, mercados futuros de grãos.

Análise de Conjuntura

Análise do comportamento da conjuntura econômica nacional e internacional, com discussão crítica sobre a consistência da orientação e resultados das políticas econômicas, projeções macroeconômicas.

Concessões e Parcerias Público-Privadas

Modelagem de contratos de concessão e parceria público-privada. Estudos sobre viabilidade econômico-financeira e reequilíbrio de contratos. Apoio aos setores público e privado em projetos da área.

Economia da Saúde

Efeitos das políticas sociais nas áreas de saúde e nutrição, índice de preços dos medicamentos, preço dos procedimentos médicos, do tratamento da aids entre outros.

Economia do Setor Público

Gestão de custos e eficiência na saúde, educação e segurança pública; desenvolvimento de parcerias público-privadas; avaliação de projetos para concessão de serviços públicos e de infraestrutura em geral; análise do equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão e parcerias público-privadas; formulação de políticas de reequilíbrio econômico-financeiro.

Economia do Turismo

Estudos das características e dimensão do mercado de turismo interno e internacional no Brasil, investigação do perfil e dos gastos do emissivo e receptivo de turistas através de pesquisa de campo, elaboração de planos estratégicos para as localidades com potencial turístico, estudo do impacto econômico dessa atividade nas regiões de destino e para o país.

Economia Financeira

Construção de índices financeiros, fatores de risco, custo médio ponderado de capital, estrutura a termo da taxa de juros, avaliação do valor de empresas, análise de fluxo de caixa, estrutura de capital, desenho de incentivos.

Economia Industrial

Estudos setoriais sobre produção, emprego, salários, produtividade, absorção e geração de tecnologia, formação de preços, estrutura tributária, grau de nacionalização, grau de competitividade interna e externa, formas de financiamento e nível de endividamento, estrutura de comercialização, análise de projetos, localização industrial, matriz de insumo-produto, formação de complexos industriais, projeções setoriais, regulação da concorrência.

Economia Internacional

Análise das pautas de exportação e importação, fluxos de capital, taxa de câmbio, diferencial de juros, composição e estrutura das tarifas aduaneiras, transferência de tecnologia, impactos de acordos comerciais.

Economia Monetária

Estudos sobre o Banco Central e seu relacionamento com o setor bancário e financeiro, estrutura de taxas de juros, dívida mobiliária do governo, agregados monetários, reformulação do sistema financeiro e sua adequação para o financiamento da economia.

Economia Regional e Urbana

Estudos sobre disparidades regionais, processo de urbanização, desenvolvimento regional, distribuição espacial da pobreza, estrutura de incentivos regionais, modelos econométricos de insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável, projeções regionais, impactos espaciais de políticas econômicas.

Energia e Meio Ambiente

Análise da matriz energética brasileira, investimentos em energia e a preservação do meio ambiente (com ênfase no setor elétrico), alternativas energéticas renováveis e não-renováveis, impacto dos investimentos públicos sobre o meio ambiente urbano, regulação.

Finanças Públicas

Estudos sobre reforma tributária, previdência social, despesas públicas, federalismo fiscal e a transferência de recursos orçamentários, déficit público (origem e financiamento), dívida pública (composição e financiamento), previsão orçamentária, avaliação de projetos para concessão de serviços públicos.

Mercado de Trabalho

Educação e formação de recursos humanos, dinâmica populacional (crescimento vegetativo e migrações), estrutura ocupacional, escalas salariais, indexação de salários, condições de trabalho, relações trabalhistas, organização sindical, encargos sociais, nutrição, previdência social, seguro desemprego, elaboração da classificação brasileira de ocupações (CBO).

Mercado Imobiliário

Estudos sobre a evolução dos preços, dos fundamentos e das características do mercado imobiliário no Brasil, incluindo a elaboração de cenários e tendências e investigações aprofundadas do perfil e potencial da demanda por imóveis em regiões específicas.

Políticas Sociais

Estudos sobre quantificação e origens da pobreza no Brasil, educação, nutrição, habitação, transportes, uso de tarifas sociais para serviços de utilidade pública, ajuda previdenciária, seguro-desemprego, avaliação de políticas e programas sociais.

Outros índices

A Fipe elabora outros índices e tabelas de preços para entidades de classe e órgãos do governo, tais como: preços de produtos eletroeletrônicos; preços de bebidas no varejo; preços em supermercados; preços de leite e derivados; preços no varejo; preços ao consumidor em outros municípios; elabora também índices de atividade econômica setorial e regional.